quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Inventor japonês inventa máquina para transformar lixo plástico em óleo, gasolina e diesel


Veja o vídeo no final do artigo!

Estamos todos bem cientes dos malefícios do plástico. Ele foi considerado culpado por grande parte da poluição do planeta em muitos aspectos, incluindo a forma como a sua produção e eliminação levanta questões de recursos e permite a ocorrência de impactos ambientais soltos extremamente negativos.
Tipicamente feito a partir de petróleo, estima-se que 7% da produção anual de petróleo do mundo é utilizada para produzir e fabricar plástico. Isso é mais do que o óleo consumido por todo o continente Africano.

A poluição por carbono oriundo do plástico ocorre principalmente nos aterros e incineração, uma vez que, infelizmente, a sua taxa de reciclagem é tristemente baixa ao redor do globo .
O lixo plástico também está poluindo nossos oceanos e praias ao redor do mundo . Toneladas de plástico dos EUA e do Japão estão flutuando no Oceano Pacífico, matando mamíferos e aves. Talvez esta tragédia é melhor capturado na apresentação do TED pelo capitão Charles Moore , da Fundação de Pesquisa Marinha Algalita .

Usando menos, ou usá-lo melhor?
Felizmente, existem aqueles sabem que o plástico tem um valor energético maior do que qualquer outra coisa comumente encontrados no fluxo de resíduos. Uma empresa japonesa chamada Blest criou uma pequena, muito segura e fácil de usar máquina que pode converter vários tipos de plástico de volta em óleo, gasolina ou diesel.

Se queimarmos o plástico, geramos toxinas e uma grande quantidade de CO2. Se convertermos em óleo, poupamos CO2 e aumentaremos a consciência das pessoas sobre o valor do lixo plástico, diz Akinori Ito, Presidente da empresa Blest.

Apesar de o Japão ter melhorado muito a sua taxa de "reciclagem" ao longo dos anos, para 72% em 2006, o que deixa 28 % de plástico para ser enterrado em aterros ou queimados. Segundo dados do Instituto de Gestão de Resíduos de plástico , a "reciclagem" inclui não apenas os 20% que é realmente reciclado, mas também 52% que está sendo incinerados para fins de "recuperação de energia ", ou seja , a geração de calor ou energia elétrica.

A tecnologia de conversão da Blest é muito seguro , pois utiliza um controle de temperatura do aquecedor elétrico ao invés de chama. As máquinas são capazes de processar polietileno, poliestireno e polipropileno, mas não garrafas PET. O resultado é um gás bruto que pode alimentar coisas como geradores ou fogões e , quando refinado, pode até ser bombeado para um carro , um barco ou moto . Um quilograma de plástico produz quase um litro de óleo . Para converter esse valor leva cerca de 1 kWh de eletricidade , que é de aproximadamente ¥ vale 20 ou 20 centavos".

A empresa fabrica as máquinas em vários tamanhos e tem 60 delas instaladas em fazendas, locais de pesca e pequenas fábricas no Japão e vários no exterior.

"Fazer uma máquina que qualquer pessoa possa usar é o meu sonho", diz Ito . "O lar é o campo de petróleo do futuro!"

Talvez essa afirmação não seja tão louca quanto parece , uma vez que a composição do lixo doméstico japonês contem mais de 30% de plástico , na sua maioria provenientes de embalagens.

Continuamente aprimorando sua tecnologia , a empresa agora é capaz de vender as máquinas mais baratas do que antes, e Ito espera alcançar um produto "que qualquer um pode comprar." Atualmente, a menor versão , mostrada na videobrief , custa ¥ 950.000 (ou aproximadamente USD$9.500,00 ) 

Veja agora como funciona a máquina de Ito, um Japonês que pensa no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário