quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Campanha motivacional criada por empresa goiana gera dano moral


Desembargador Breno Medeiros, relator
Desembargador Breno Medeiros, relator
Uma campanha motivacional criada pela empresa Régia Comércio de Informática Ltda resultou no pagamento de R$ 2 mil a título de danos morais a operadora de televendas. A decisão, unânime, é da Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO).
De acordo com a obreira, que trabalhava na empresa desde 2008, ela sempre recebeu tratamento grosseiro de suas gerentes, a ponto de lhe causar choro. Ainda segundo a trabalhadora, a empresa criou uma campanha de vendas chamada de “ Nós vamos fazer o seu churrasco”, em que o vendedor que mais realizasse vendas na semana receberia um “cooler” com uma caixa de cerveja ou de refrigerante, além de uma picanha de cerca de 1kg. Já o funcionário que menos vendesse, seria obrigado a repor o gelo daquele recipiente, como forma de punição. Como não bateu a meta em alguns dias, a empregada teve que repor o gelo e preparar o cooler, sendo vítima de gozação por parte de seus colegas.
 Para o relator do processo, desembargador Breno Medeiros, ficou provado nos autos que a obreira era submetida a humilhação na “malfadada” ferramenta motivacional criada pela empresa. Para o desembargador, “os fatos narrados foram capazes de gerar dano moral, já que o destaque negativo que era dado à vendedora quando não alcançava a meta do dia, lhe atingia a honra e a auto-estima”.
Assim, considerando as circunstâncias do caso concreto e o caráter pedagógico da medida, a Segunda Turma, seguindo o voto do relator, condenou a empresa Régia Comércio de Informática Ltda, ao pagamento de R$ 2 mil em favor da funcionária.
 
Fonte: Núcleo de Comunicação Social / TRT18
RO- 0001886-92.2011.5.18.0011

Nenhum comentário:

Postar um comentário