quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Soldador da Serveng que fazia manutenção em trilho do Metro-DF garante adicional de periculosidade

 A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) negou recurso da Serveng Civilsan S/A contra sentença que garantiu a um soldador o direito ao recebimento do adicional de periculosidade. Para os desembargadores, ao trabalhar em área de risco e de forma habitual na manutenção do chamado 3º trilho, ele ficava exposto ao risco de receber um choque elétrico, situação confirmada por laudo pericial.

O trabalhador afirmou que durante todo o pacto laboral trabalhou em condições de periculosidade, inclusive em subestações retificadoras e manutenção em 3º trilho, em razão do contrato mantido pela empresa com o Metrô (DF). Ele revelou que ficava exposto a equipamentos e via energizada de alto risco de choque elétrico. Com esse argumento, ajuizou reclamação trabalhista requerendo o recebimento de 30% de adicional de periculosidade.

A empresa se defendeu, alegando que o reclamante não faria jus à percepção do adicional, uma vez que não executava atividades em área de risco e nem estava exposto, de forma permanente, a atividades e produtos inflamáveis e explosivos. Disse, ainda, que adotava medidas preventivas para afastar a periculosidade, como o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) ao empregado.

Perícia
A juíza Rosarita Caron, da 2ª Vara do Trabalho de Taguatinga (DF), concedeu o adicional, referente apenas ao período de dois anos e meio em que o trabalhador laborou na Equipe de Via Permanente, com base em laudo pericial. O perito informou que em um período de dois anos e meio, de dezembro de 2010 até o final do contrato laboral, o soldador trabalhou em atividades que se caracterizavam como periculosas, com relação a eletricidade, e como tal fazia jus ao adicional respectivo, nos termos da legislação e jurisprudência vigentes.

A empresa recorreu ao TRT-10, argumentando que a perícia não demonstrou a realidade vivenciada pelo trabalhador, e assegurando que a permanência do soldador na área de risco ocorria de forma descontínua, e não habitual e permanente.

Risco
O relator do caso na Primeira Turma, desembargador Grijalbo Fernandes Coutinho, revelou em seu voto que as conclusões do perito oficial, “profissional de confiança do juízo”, foram diversas das informações trazidas aos autos pela empresa. A prova pericial, disse o relator, é expressa no sentido de que o trabalho desempenhado pelo reclamante era executado em área de risco e de forma habitual. 

O laudo concluiu que a exposição de risco a choque elétrico, por um acidental contato com o terceiro trilho, quando energizado, ocorria de forma intermitente, porém habitual.

Também não prospera a tese da recorrente de que o labor na área de risco era intermitente, prosseguiu o desembargador Grijalbo Coutinho. Como constatado pela prova pericial e confirmado pelas testemunhas arroladas pelo autor, era habitual o contato com a via energizada, ainda que intermitente. Assim, aplicável a hipótese também a exegese da primeira parte da Súmula 364 do Tribunal Superior do Trabalho. O verbete diz que “tem direito ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco. Indevido, apenas, quando o contato dá-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido”.

A Turma seguiu o entendimento do relator e votou pela manutenção da sentença que condenou a Serveng Civilsan S/A ao pagamento do adicional de periculosidade, em percentual de 30%, com reflexos em adicional noturno, 13º salários, férias acrescidas do terço constitucional, horas extras pagas e FGTS mais indenização de 40%.

Fonte: Mauro Burlamaqui / TRT10
Processo nº 0001718-62.2013.5.10.102

Nenhum comentário:

Postar um comentário