quinta-feira, 9 de março de 2017

Documentário mostra a triste realidade do lixão em Brasília

O vídeo documentário “O Lixão não é brincadeira”, que será lançado nesta segunda-feira (6), no TRT10, apresenta a realidade do depósito de lixo do Distrito Federal mais antigo e utilizado pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF para descarte do resíduo da cidade.
A proposta foi documentar em vídeo o que ocorre na cidade que abriga o maior lixo a céu aberto da América Latina e teve como inspiração uma ação movida pelo Ministério Público do Trabalho no TRT do Distrito Federal e do Tocantins (TRT10), apontando a presença de aproximadamente 300 crianças que trabalham no local.
Desde o início da ação ocorreram diversas audiências públicas com a comunidade, empresas envolvidas e entes públicos diretamente relacionados a questão, como Conselho Tutelar, centros de assistência social, ONGs, e o mais importante, os responsáveis pelo trabalho no lixão. Eles discutem uma saída para que essas crianças tenham um local onde possam ter seus direitos preservados, como o direito à saúde, segurança, educação e lazer. “O que certamente ainda não existe de forma adequada na Estrutural”, afirma o assistente social do COSE, Galeno Moura.
Além dos moradores do lugar, foram ouvidos membros do Ministério Público do Trabalho, os procuradores Valdir Pereira e Renata Coelho, diretamente envolvidos com a ação civil pública, os magistrados Grijalbo Coutinho, que coordena o Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Infantil da JT no DF e TO, e o juiz que conduz a ação, Gustavo Cherab.
Também deram seu depoimento, os responsáveis pelos órgãos de assistência às crianças e jovens, Galeno Moura, do COSE,  Sonia Fois, do CREAS, além da educadora Jackeline Sousa, da ONG Coletivo das Cidades.
A produção do documentário contou com o apoio do Núcleo de Comunicação Social do Tribunal e a jornalista responsável pelo roteiro e edição foi a servidora aposentada do TRT10, Léa Paula Coury.  Com revisão da coordenadora do Núcleo, Flávia Corrêa. A edição foi do terceirizado Rodrigo Póvoa.
Fonte: Léa Paula/TRT10

Nenhum comentário:

Postar um comentário